5 de maio de 2019

O Hipnotista de Lars Kepler


Este é um livro fenomenal. Editado pela primeira vez em Portugal em maio de 2010 e que eu tive oportunidade de ler há, sensivelmente, dois meses.
Sobre os autores, e sim autores, porque são dois, ao contrário do que sugere o nome. Eles são marido e mulher e chamam-se: Alexander Ahndoril e Alexandra Coelho Ahndoril. Ambos são suecos, embora a autora tenha ascendência portuguesa (por parte da mãe). Ambos têm bastante influência no mundo da escrita.
O casal criou o pseudónimo por vários motivos, entre eles, queriam criar uma obra diferente que fosse lida e avaliada sem a influência dos seus nomes e como cada um tem a sua forma de escrever, decidiram criar uma nova forma, um novo tom (como os próprios afirmaram) correspondente a Lars Kepler. Este pseudónimo foi criado com base numa homenagem ao escritor Stieg Larsson e numa referência ao cientista Johannes Kepler.
Juntos conseguiram desenvolver um thriller que, a meu ver, é genial. Cheio de ação, intriga, suspense e, acima de tudo, é muito viciante. Não há um momento enfadonho nesta obra. É de ler e chorar por mais.
Há muita coisa que eu gostaria de partilhar convosco sobre o enredo desta história, mas não quero (de todo) estragar os bons momentos que esta leitura vos pode proporcionar.
Este livro é, não só, o primeiro desta dupla, como também, o primeiro da saga Joona Linna.
A história começa com a quebra de uma promessa feita há dez anos atrás e isto vai trazer consequências, falta saber a quem.
Josef Ek, uma das personagens principais, é encontrado à beira da morte, em casa, juntamente com a sua mãe e irmã mais nova, que por sua vez estão mortas. Também o seu pai foi encontrado morto poucas horas antes num local diferente. Sendo Josef o único sobrevivente, Joona Linna, comissário da polícia judiciária, acredita que ele viu o assassino e que poderá identificá-lo. Tendo em conta que Josef está brutalmente debilitado e traumatizado, um interrogatório normal está fora de questão. Terão de seguir um método bastante alternativo: a hipnose. Para isso, chamam Erik Maria Bark, um médico especialista na área.
Nesta sessão de hipnose descobrem, não só, que Josef sabe quem é o assassino, como lhes revela o seu nome. Josef afirma ser ele próprio o autor dos homicídios. Resta-nos apenas uma pergunta: Será esta afirmação verdade ou é apenas a mente traumatizada de Josef a substituir a entidade do assassino pela sua própria entidade?
Para além da trama principal, temos uma secundária que envolve a vida pessoal do hipnotista, onde se destaca o desaparecimento do seu filho Benjamin. Quem terá sido? Josef? Será alguém do presente ou alguém vindo do seu passado?
A única forma de saberem o desfecho desta empolgante história é começarem a ler.

Deixem aqui a vossa opinião.

Beijos


5 de abril de 2019

O Homem nas Sombras de Phoebe Locke


Este mês vou vos falar de um livro que já li há alguns meses. Como diz, e bem, o título, chama-se "O Homem nas Sombras".

Começando por quem o escreveu, foi a autora Nicci Cloke sob o pseudónimo Phoebe Locke.
Os livros desta autora são de ficção adulta e também jovem adulta. Antes de iniciar a sua carreira como escritora, Nicci trabalhou na Faber Academy.
Cresceu em Cambridgeshire e regressou lá depois de uma temporada a viver em Londres.
Descobri que temos alguns gostos em comum. Tal como eu, a escritora também gosta de Harry Potter, chocolates, pijamas e livros, muitos livros. Podemos confirmar isto no site de Nicci.
Até agora, a autora já editou seis livros, ou pelo menos foi o que consegui apurar com as minhas pesquisas. São eles: "Someday Find Me", "Lay Me Down", "Follow Me", "Close Your Eyes", "Toxic" e, por fim, o único sob pseudónimo, "O Homem nas Sombras".
Para este último, que é do que vamos falar, a autora inspirou-se num facto verídico para produzir esta obra, embora afirme que alguns trechos do livro já estivessem desenvolvidos e à espera de um elo de ligação.
Este elo acabou por ser proveniente dos EUA. Uma notícia que surgiu sobre duas meninas de doze anos que assassinaram outra menina, da mesma idade, com dezanove facadas. Elas planearam o homicídio de várias formas e durante algum tempo. Escolheram, por fim, convidar a vítima para jogar às escondidas durante a noite num bosque.
A vítima sobreviveu, identificou as suas agressoras e estas assumiram o ato dizendo que era uma espécie de oferenda para uma figura que existia na Internet sob o nome de "Slender Man".
Como tal, a autora criou o "Tall Man", mas como ela disse numa entrevista, queria que este mito se espalhasse como antigamente, em sussurros e histórias de terror.
Em relação à história, está dividida em três datas marcantes: 1990, 2000 e 2018. O que corresponde ao grupo de amigas devotas ao Tall Man e que lhe fazem uma oferenda, ao abandono da filha e marido por parte da mulher e o ano em que Amber se torna conhecida por um homicídio que, alegadamente, ela cometeu, respectivamente. Para além destes eu considero também bastante importante o que é revelado no ano 2016 e também o que é relatado nos capítulos do diário de Leanna Evans.
É um thriller bastante envolvente, embora ache que os capítulos referentes a 2018 sejam um pouco cansativo do início até ao meio (mais ou menos), pois só a partir daí é que começam a ser desvendados alguns d
os mistérios.
Mas chega de spoilers, toca de pegar no livro e começar a devorar as páginas.

Fico à espera das vossas opiniões!

Beijos

5 de março de 2019

Essencialmente o Início

No dia 28 de fevereiro decidi iniciar um novo projeto na minha vida, um projeto que envolve duas das coisas que mais gosto de fazer: Ler e Escrever.
Porque motivo só estou a escrever isto hoje?
Por dois motivos, primeiro porque tão difícil foi de me convencer a criar um blog como foi escolher um nome que me agradasse e que combinasse na perfeição com o conteúdo do mesmo. Em segundo, porque no meio disto tudo perdi a inspiração para escrever um texto digno de apresentação.
Este espaço será, principalmente, utilizado para vos falar de todos os livros que já li e dos que tenciono ler. Dar a minha opinião sobre eles, fazer pequenos resumos e ainda, juntar algumas informações sobre os autores dos mesmos.
Como o nome indica, este blog serve apenas para partilhar convosco alguns dos meus pensamentos tornando-os em meros gatafunhos.