21 de novembro de 2021

Felizmente Não Encontro a Resposta

O que é a Felicidade?



"Estado mental ou emocional de bem-estar caracterizado por emoções agradáveis", segundo a Wikipédia.

A felicidade é algo que está à disposição de todos, é uma matéria inesgotável e, apesar disso, difícil de encontrar. 
A felicidade por ser comparada, na minha opinião (sempre), a um Sem Forma*. Ela pode assumir a forma que atrai cada um de nós. E para cada um de nós, pode ainda, assumir várias formas e feitios.
Para mim, o Sem Forma pode transformar-se numa tarde de Inverno passada a atirar bolinhas entre mim e a miúda que me preenche o coração enquanto a ouço rir às gargalhadas, pode assumir uma tarde num passeio de mãos dadas com o meu marido, ou pode transfigurar-se num momento como este de reflexão, sozinha com os meus pensamentos. Pode aparecer em formato de livro, chocolate ou mergulho, mas acima de tudo, vem acompanhada, por momentos de diversão e sorrisos sinceros.

Existe, porém, a possibilidade de quanto mais a procuramos menos a encontramos. 
Porquê?
Ora aqui está uma pergunta que poderia tornar-se tão famosa e filosófica quanto a: "Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?". E tal como esta, poderíamos passar milénios a debatê-la e chegarmos ao fim exatamente como começamos: sem nenhuma resposta certa, ou sequer, unânime.
Se "olharmos" bem para esta temática e para a conclusão à qual chegámos, percebemos que a felicidade não é a única coisa na vida que se comporta desta forma perante a insistência do ser humano, na ânsia de controlar a vida.

Então eu pergunto:

Até que ponto devemos tentar controlar e planear?
Qual é a quantidade de "deixa andar" necessária e aceitável na nossa vida para que a felicidade seja plena?
Qual a receita para o sucesso naquilo que o ser humano não controla?

Felicidade também é isto, é não saber a resposta a nenhuma destas perguntas e ainda assim, sorrir para a vida. 

* Sem Forma - criatura fantástica do mundo Harry Potter, que não tem uma forma conhecida, apenas se transforma naquilo que o feiticeiro mais teme.

Sem comentários:

Enviar um comentário