7 de julho de 2020

O Terceiro Desejo de Andrzej Sapkowski

 Olá Leitores

Há muito tempo que não vos trazia um livro, mas hoje trago-vos o primeiro livro da saga The Witcher.

Sobre o autor posso dizer-vos que nasceu na Polónia em 1948. Formou-se em economia e começou a sua carreira na escrita como tradutor. É casado e tem um filho.

Quanto a esta saga, só a conheci depois de assistir à primeira temporada da série televisiva “The Witcher”. Inicialmente, quando comecei a ler este livro, fiquei um pouco confusa e desiludida, pois parecia conter várias histórias distintas e que não tinha um fio condutor. Mas antes de desistir da leitura, decidi procurar mais informações sobre o livro, a coleção e o autor. Foi quando descobri que, tanto este livro como o seguinte “A Espada do Destino”, são livros de contos e que a coleção de romances apenas começa com o título “O Sangue dos Elfos”  e que termina com “A Senhora do Lago”, que em Portugal vai ser dividido em duas partes e que vai ser editado a 10 de julho deste ano, pela editora Saída de Emergência.

É um livro constituído por 6 contos que contam episódios da vida do Bruxo Geralt de Rivia. Episódios esses em que ele teve de enfrentar vários monstros e que (pelo menos até agora) saiu vitorioso.

Ser bruxo, basicamente, é matar monstros que ameaçam a vida dos humanos em troco de dinheiro ou outro tipo de pagamento. O Bruxo conta-nos que por vezes a sua profissão é confundida com a de um assassino contratado, mas que existe uma grande diferença: o código dos bruxos. Isso guia-os de forma a saberem quem devem matar por ser uma ameaça e não matar por ser um capricho de outra pessoa.

É uma leitura agradável e acessível. Neste momento estou a terminar o segundo volume e quero começar o mais depressa possível o terceiro, pois é aí que começa a história de Geralt de Rivia.

Aproveito para deixar aqui uma curiosidade, que eu só descobri depois de começar a ler e de aprofundar o meu conhecimento acerca do autor e da sua bibliografia: os livros de que vos estou a falar foram traduzidos para Português há relativamente poucos anos, mas já foram escritos, na sua maioria, nos anos noventa e já foram traduzidos em mais de vinte línguas.

Sabiam?

Já leram esta saga? Qual é a vossa opinião?

Contem-me tudo e até ao próximo Pensamentos que Geram Gatafunhos =)



6 de maio de 2020

Uns meses mais tarde... Mais um Gatafunho

Boas Pessoal =)

Provavelmente devem estar a perguntar-se por onde andei...ou não, mas isso também não interessa muito. Não quero que me magoem os sentimentos. 😜 

Resumindo a minha ausência... Tempos conturbados, falta de tempo e de inspiração.



Mas hoje trago-vos uma das coisas que me trouxe muito ânimo.
No mês passado, mais precisamente entre dia 16 e 30 de Abril ocorreu uma coisa estupenda: A Derradeira Competição de Leitura, criada pela #Manganet e pela #Filipab0oks.
Uma competição entre duas equipas, onde existiram desafios diários a cumprir e muitas mais atividades a concretizar de forma a ganharmos pontos extra e a socializar neste momento de quarentena. O objetivo era simples: ler o máximo de páginas possíveis (e imaginárias) e superar a equipa adversária. 

Que eu gosto de ler não é novidade, que leio com regularidade é certo, mas ao lado desta malta... Pessoal isto é alta competição. Mesmo assim consegui ultrapassar-me a mim mesma e, ao dar o meu máximo, cheguei aos quatro dígitos. 

Embora a quarentena, eu pertenço àquela classe de trabalhadores que diariamente se apresentou no local de trabalho por isso o sonho de vários dias no sofá a ler afincadamente não se concretizou. 
De todas as formas esta ideia foi espetacular e se fosse produzida novamente, novamente eu estaria presente.

Portanto, nestes 15 dias eu consegui ler 6 livros aos mesmo tempo, terminando 3 deles. São eles:
1º Reaccionário com dois cês, de Ricardo Araújo Pereira
2º Bruxa e Detetive, de Kim Harrison
3º O Discípulo, de Hans Rosenfeldt e Michael Hjorth
4º Em Chamas, de Jennifer Blackwood
5º Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling
6º O Fantasma dos Caterville e outros contos, de Oscar Wilde

Dos três que terminei, dei 5 ⭐  ao "O Discípulo" e 4 ⭐ tanto ao "Em Chamas" como ao "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (este foi uma releitura, da releitura, que foi uma releit... enfim)

Em breve espero conseguir deixar aqui as minhas opiniões mais pormenorizadas sobre todos eles, incluindo todos os que li anteriormente a estes, mas que ainda não tive oportunidade de os desenvolver.


E quanto às vossas leituras?
Será que a quarentena vos despertou para a leitura?

8 de fevereiro de 2020

O Tatuador de Auschwitz de Heather Morris

Boas pessoal!

Hoje trago-vos o primeiro livro que li sobre o holocausto. Apenas o li porque mo emprestaram, mas não estou nada arrependida, aliás... estou ansiosa por ler a sequela: "A Coragem de Cilka".
Esta é a história verídica de várias pessoas que foram levadas para campos de concentração, que foram exploradas, abusadas e discriminadas, passaram frio, fome e trabalharam até à exaustão e/ou até à morte.
Esta história é-nos contada pelo Lale, personagem principal, que também ele foi levado para este campo de concentração. Lá começou por trabalhar na construção de abrigos até que, por força das circunstâncias, se transformou em aprendiz de tatuador e mais tarde tatuador chefe.
Esta história conta a vida de um prisioneiro em condições que nenhum ser vivo deveria conhecer, mas também o valor e a importância, tanto do amor como da esperança.
Na altura mais difícil da sua vida, Lale descobre a sua verdadeira força para aguentar e superar o cativeiro.
Uma história que foi contada à autora, enquanto trabalhava num hospital em Melbourne, pelo próprio Lale Sokolov que viveu a triste realidade ocorrida no holocausto.
É sem sombra de dúvida, uma história marcante e sofrida.
A frase que Lale usou para iniciar a sua conversa com a autora foi:

"Tenho uma história que talvez valesse a pena contar."

Resumindo, tinha toda a razão.

Deixem-me as vossas opiniões se já o leram, ou se não leram se ficaram com "a pulga atrás da orelha"

Boas Leituras =)

12 de janeiro de 2020

Estrela de Danielle Steel

Olá Queridos Leitores,

Vou estrear este ano com um livro já antigo, que uma amiga minha me recomendou e emprestou. Começou por ser uma leitura de longa duração, tranquila, em que lia dois a três capítulos e depois descansava dois ou três dias para absorver a história. Embora não pareça este é um livro extenso, o que fez com que tivesse um ponto negativo: (na minha opinião, claro) a autora enumerou demasiadas vezes a beleza extrema da personagem principal e a beleza de outras personagens da obra. Que a Crystal (personagem principal) é bonita todos percebemos, não era preciso enfatizar tanto, mas este foi o único ponto negativo da escrita. Achei a sua escrita bastante suave e apelativa.
A história tem muitos altos e baixos na vida de Crystal. Ela tem uma vida repleta de pessoas que a odeiam pela sua beleza e de pessoas que lhe fizeram mal e que se aproveitaram dela pelo mesmo motivo, entre estas pessoas encontram-se, inclusive, a maioria da sua família, excluindo apenas o seu pai e o seu irmão.
Crystal tinha um sonho: ir para Hollywood e tornar-se numa atriz famosa. 
Era ainda uma criança quando conheceu o homem que se iria tornar no amor da sua vida: Spencer.
Tal como Crystal, Spencer não teve a sua vida facilitada e algumas das suas escolhas só vieram piorar o que já era mau. Quando Spencer conheceu Crystal sentiu-se estranho por gostar tanto dela e anos mais tarde quando a reencontrou, percebeu que aquela criança, agora mulher iria assombrá-lo para o resto da sua vida. 
A história avança e o amor deles é cada vez mais forte, já não dá para resistir a tal frenética paixão, eles envolvem-se e trocaram juras de amor antes de ele ir para a guerra.

Mas há muita coisa por explicar, assuntos por resolver. 

A vida acontece e muita coisa muda.

Mas... O que será que mudou?

Será que deixou de existir amor? Ou será que existe algo mais ou alguém a impedir que estes enamorados voltem a ficar juntos?

Como sempre só há uma forma de descobrirem o que aconteceu!

Boas leituras

31 de dezembro de 2019

Encontramo-nos na Próxima Década


Boas Pessoal!
Para quem é mais distraído e ainda não se apercebeu este é, não só o último dia do ano de 2019, como também o último dia desta década. E como tal, eu pensei em fazer um post brutal, mas o que se arranjou foi um espetacular resumo do meu ano em livros.
Esta foto que está aqui foi tirada hoje e mostra muita coisa, nomeadamente: os livros que eu li, os livros que publiquei aqui neste blog para vocês e ainda, como está na moda, os livros que eu comprei. Tudo este ano!
As únicas coisas que esta foto não mostra são: os restantes ebook que comprei, alguns dos livros que me emprestaram e que eu já devolvi aos donos e um dos poucos livros que vendi (e que já me arrependi =’< ).
Não vos vou maçar com uma lista quase interminável a enumerar quais são os livros que se aplicam a cada categoria, mas vou dizer quantos se enquadram na categoria de lidos e na de comprados. Portanto, lidos foram 14 e comprados foram 18.
Os livros que não estão na fotografia são:
- O Pássaro de Peito Vermelho, de Jo Nesbo. Que comprei e li em ebook;
- Segredos Obscuros, de Hans Rosenfeldt, Michael Hjorth. Que comprei e ainda estou a ler em ebook;
- A Ferver, de Jennifer Blackwood. Que comprei em ebook;
- Foi Sem Querer Que Te Quis, de Raul Minh’Alma. Que me emprestaram, eu li e publiquei aqui;
- Dez Anos Depois, de Liane Moriarty. Que eu comprei, li, publiquei aqui e emprestei;
- O Tatuador de Auschwitz, de Heather Morris. Que me emprestaram e eu li;
- A Rapariga do Calendário I, de Audrey Carlan. Que eu li (não este ano), publiquei aqui e, entretanto, vendi.
Este ano, para além de manter as leituras dos meus autores favoritos, também descobri autores que nunca tinha lido anteriormente e, por isso, fiz um Top 3 de autores que li pela primeira vez este ano e que acho que merecem distinção.
São eles: Raul Minh’Alma, Heather Morris e Alex Michaelides.
Contando assim até parece pouco, mas tendo em consideração o tempo disponível que tenho e todos os projetos que tenho abraçado é um excelente número para mim.
E vocês? Também fizeram um apanhado do vosso ano? Leram algum destes livros ou têm algum para me sugerir para o próximo ano?
Deixem aqui os vossos comentários, as vossas opiniões e sugestões, ou outra coisa de que se lembrem.
Eu deixo-vos os melhores votos para 2020 e em diante. E Muito Obrigada por me acompanharem neste nosso pequeno cantinho.

Beijos