1 de julho de 2022

Opinião: Segredos do Ar, de M. G. Ferrey

 

Olá Maltinha, como têm estado?


Eu tenho andado de volta do mundo de Aquorea, nota-se muito?


Mais uma surpresa da autora M. G. Ferrey para nós, um conto sobre o querido Anadir.

Não há muito a dizer, apenas porque o conto também é curtinho e sabe  pouco... 

Eu sei, eu sei, há que haver paciência, como o ditado diz "Roma e Pavia não se fizeram num dia", mas eu estou a adorar este mundo e quero sempre mais. 


Quem mais está tão empenhado em explorar Aqurea como eu?


Quem mais tem a esperança de mergulhar nas águas de Portugal e quando der por si estar neste incrível mundo alternativo?


Beijos


28 de junho de 2022

Opinião: Shore Desvendado, de M. G. Ferrey

 
Boas Maltinha =)


Fiquei tãoooo entusiasmada com a Leitura de "Aquorea - Inspira"  que não descansei enquanto não adquiri e li este livro.

Este é, nada mais nada menos, a mesma história que li anteriormente, mas da perspetiva da personagem masculina Kai Shore.




O que achei? 

Primeiro: não fui ao engodo de ser o segundo volume da saga e isso só me ajudou a não ficar desanimada ou desiludida, como muitos ficaram.

Segundo: apesar de ser uma repetição da história, não deve deixar de ser lido, pois aparecem justificações para os acontecimentos que não são expostas no "Aquorea - Inspira" e que talvez não sejam explicadas no segundo volume da saga.

Terceiro: fiquei surpreendida (novamente) com algumas personagens. No primeiro volume com as suas ações e neste, ao descobrir as suas motivações.

Quarto: e por último, apesar de já saber como "terminava" a história não deixei de ficar, outra vez, comovida com o final e com a promessa.


No fundo é isto, gostei imenso da história. Tem potencial para muito mais. 

Espero estar a ver crescer a "J. K. Rowling" portuguesa, pois acho que tem capacidades para isso.


Beijos

14 de junho de 2022

Opinião: Aquorea - Inspira, de M. G. Ferrey

 
Boas Maltinha,


Não é a primeira vez que trago uma leitura conjunta, mas é a primeira que vos trago uma que partilhei com o grupo da Analita Alves dos Santos e com o David Roque, pelo Clube de Leitura "Encontros Literários O Prazer da Escrita". e devo dizer que estou bastante satisfeita.


É a primeira vez que leio fantasia escrita por um autor português, neste caso especifico: autora.

Logo pela sinopse e pela capa (claro) ficamos com a curiosidade aguçada.

Deparamo-nos com um mundo novo, dentro do nosso, junto ao centro da Terra. A única maneira de lá chegar é através da água e apenas se ela assim o entender. Temos novas formas de vida, novas fauna e flora, temos novos "sóis". Continuamos a ter inimigos e pessoas que colocam as suas necessidades acima das da sociedade.

Onde já teremos visto isto?

Apesar de tudo o que acontece na história, não posso deixar de admirar a Arabela, pois mesmo estando dividida entre dois mundos tenta ao máximo tirar proveito e aprender com o que lhe foi imposto. Apesar da tenra idade e enfrentando a adolescência, enfrenta também os problemas de Aquorea, onde a sua intervenção pode ser uma bênção ou uma tragédia.


Simplesmente adorei.

Uma escrita simples, de ação rápida. 

Personagens diversificados e com uma personalidade marcante e bem definida.

Uma boa estrutura e um novo mundo cheio de relíquias.

Achei muito interessante a ligação especial que existe entre a Ara e o Kai.

Será que existem mais habitantes com esse "poder"?


E vocês, já leram este livro/ inicio de saga?

O que acharam?


Beijos

28 de maio de 2022

Opinião: The Shining, de Stephen King


Boas Maltinha,


Começo por dizer que este livro é potente.


Já não consigo olhar para sebes da mesma forma. Já não consigo ver aquele arbusto verdinho com formato de qualquer coisa sem pensar "será que também se vai mexer"?


Stephen King é um grande escritor, tanto em qualidade como em quantidade. Tem um número elevado de livros publicados, mas este é apenas o segundo que leio dele.
 




Esta história (de terror) acompanha uma família em mudança. Mudança de trabalho do pai que faz com que todos se vão hospedar num hotel, durante o inverno e que, após a queda das primeiras neves, ficam isolados naquela montanha.
Tudo indica que vai correr mal, ainda assim a família, precisando de dinheiro, arrisca. 


É uma leitura que só deve ser feira à noite pelos mais corajosos. Para mim, que sou muito mariquinhas com estas coisas, houve noites que senti medo, então a maior parte da leitura foi feita com a luz do dia.


O único ponto negativo que tenho a apontar é que o livro é muito grande. São 600 páginas (livro de bolso) carregadas de informação, algumas vezes repetida. Acredito que o autor nos queira mostrar o quão assustador é, o quanto as personagens adultas lutam para não acreditar em coisas que "não existem" e que queira apanhar-nos desprevenidos num novo assalto. Funciona perfeitamente, o problema reside nas outras vezes todas em que nada acontece.


De todas as formas, gostei muito do livro e só o avaliei em 4 ⭐ estrelas devido ao seu tamanho.

E vocês, o que recomendam deste autor para futura leitura?




20 de março de 2022

Desaparecidos, de Caroline Eriksson

 

Olá, Olá


O livro que vos trago hoje foi o primeiro que li este ano e, infelizmente, não superou nem mesmo igualou a expetativa que tinha para ele.

Já o tenho desde 2017 e já o tinha iniciado antes. Acabei por desistir logo nos primeiros capítulos, mas achei que seria por falta de predisposição a minha, uma vez que a crítica sobre ele era tão boa e a sinopse tão promissora.

Este ano voltei a tentar, e o pensamento foi: ou vai ou racha. Rachou, mas apesar disso levei a leitura até ao fim.

Há várias coisas neste livro que me desiludiram, mas não deixei de me surpreender com alguns toques.

Fiquei desiludida por todas as personagens femininas terem o mesmo estereotipo: vítimas de maus-tratos, com um passado traumatizante e com tendência para tolerar homens abusivos e manipuladores, até não os aguentarem mais. Felizmente algumas delas conseguiram reunir forças e coragem para combaterem, à sua maneira, estes homens e eliminarem o futuro miserável que as aguardava.

O facto de existir uma segunda ou terceira história - não sei bem - que não melhorou em nada a história principal também não ajudou minimamente. No entanto, a revelação do passado da Greta, a personagem principal, tem um efeito bastante positivo, uma vez que nos explica os motivos pelos quais a personagem se comporta de tal maneira.

Uma vez que esta história trata principalmente o desaparecimento de duas personagens - 
Alex e Sm
illa -  que, à partida, não são quem a Greta diz que são, fiquei surpreendida com a vida que a autora escolheu para eles. Não esperava de todo a reviravolta sentida, foi sem dúvida alguma o ponto  mais alto do livro.

Ainda assim, considero que a autora tem uma escrita leve e simples e isso favoreceu o livro, o facto de os capítulos serem pequenos fez com que o leitor se motivasse a ler só mais um pouco. De outra forma suspeito que não teria terminado o livro.


Como avaliação final dei-lhe um 3 estrelas em 5. apesar de achar que um 2,7 fosse mais apropriado. por arredondamento deu uma nota positiva.


Mais alguém leu este livro? Qual é a vossa opinião?


Boas leituras =)