13 de março de 2021
Haatchi & Little B, de Wendy Holden
2 de janeiro de 2021
2020, Mas que Ano!
Olá maltinha que gosta de ler os devaneios que eu adoro escrever,
Não há nada melhor do que um balanço para descobrir se o ano
que passou foi bom, mau ou assim-assim. O meu foi bom, com momentos
assim-assim.
2020 foi um ao atípico e que ficará na memória de todos nós
por vários motivos, mas também ficará por um motivo comum a todos nós. Ainda
não podemos colocar um ponto final sobre a Covid-19, no entanto acho que já
podemos respirar de alívio. Mas não foi esse assunto que me trouxe cá.
Como puderam verificar, este ano foi muito fraco no que toca
às opiniões que eu gostaria de partilhar convosco e, embora isso tenha
justificação, não é uma desculpa desculpável.
Embora não tenha corrido muito bem neste campo, no que toca
à leitura, li muito mais. E vocês perguntam: “Muito mais? Uns 100 livros?” e eu
repondo: “Longe disso! Eu gosto de ler, mas não consigo aspirar livros como
quem aspira o pó.”
Fiquei-me pela módica quantia de 27 livros. O importante
daqui não é a quantidade, mas a qualidade e, quanto a isso, devo dizer que
comecei mal e terminei não muito melhor. No entanto o que li pelo meio
deixou-me de coração cheio.
Comecei o ano com o livro Prometo Falhar e devo dizer
que o título do livro é apropriado para o que o autor realizou: ele prometeu e
falhou. Terminei o ano com o livro Nada Menos que Tudo e, embora o tenha
lido até ao final (proeza essa que não consegui concretizar com o primeiro),
percebi que os livros de textos não foram feitos para mim.
Para além destes dois, apenas mais um foi conotado por mim
com menos de 3 estrelas.
Em relação aos outros 24 livros: 4 obtiveram 3 estrelas, 11 obtiveram
4 estrelas e 9 reuniram as 5 estrelas. Como todos sabemos, isto das estrelas é
um pouco relativo e que depende de indivíduo para indivíduo. Com isto quero apenas
reforçar que embora tenha sido um ano de caca, em termos de leitura safei-me
muito bem.
Nesta foto podem ver um dos locais onde passei mais tempo no
ano passado e todos os livros que li em formato físico (excluindo os que me foram
emprestados). Como quero partilhar convosco a lista completa das minhas leituras,
deixo em seguida os que não se encontram na fotografia. São eles:
- Prometo Falhar – Pedro Chagas Freitas
- A Ferver e Em Chamas – Jennifer Blackwood
- Segredos Obscuros e O Discípulo – Hans Rosenfeldt
e Michael Hjorth
- Sangue na Neve – Jo Nesbo
- Haatchi e Little B – Wendy Holden
- O Terceiro Desejo e A Espada do Destino –
Andrzej Sapkowski
- A Vidente – Lars Kepler
- Nos Braços do Vagabundo – Letícia Brito
- O Fantasma dos Caterville e Outros Contos – Óscar
Wilde
- Menina Boa, Menina Má – Ali Land
- Algo Maravilhoso – Judith McNaught
No final de 2019 também dediquei um top 3 a autores que
nunca tinha lido, mas que me surpreenderam pela positiva. Os do ano de 2020
são: Ali Land, Letícia Brito e Peter Swanson.
E vocês? Como foi o vosso incontornável 2020?
Contem-me tudo nos comentários =)
P.S. No ano passado desejei-vos um excelente 2020 e deu no
que deu… Assim sendo desejo-vos apenas que vivam 2021 da melhor forma possível
e que daqui a um ano nos encontremos todos aqui novamente.
15 de setembro de 2020
Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling
O livro que me empurrou para esta espiral que é a leitura, aquele livro que li umas 20 vezes, que ainda este ano li e que é com muito carinho que recordo cada paragrafo desta história.
7 de setembro de 2020
Nos Braços do Vagabundo de Letícia Brito
7 de julho de 2020
O Terceiro Desejo de Andrzej Sapkowski
Há muito tempo que não vos trazia um livro, mas hoje trago-vos o primeiro livro da saga The Witcher.
Sobre o autor posso dizer-vos que nasceu na Polónia em 1948.
Formou-se em economia e começou a sua carreira na escrita como tradutor. É
casado e tem um filho.
Quanto a esta saga, só a conheci depois de assistir à primeira
temporada da série televisiva “The Witcher”. Inicialmente, quando comecei a ler
este livro, fiquei um pouco confusa e desiludida, pois parecia conter várias
histórias distintas e que não tinha um fio condutor. Mas antes de desistir da
leitura, decidi procurar mais informações sobre o livro, a coleção e o autor.
Foi quando descobri que, tanto este livro como o seguinte “A Espada do Destino”,
são livros de contos e que a coleção de romances apenas começa com o título “O
Sangue dos Elfos” e que termina com “A
Senhora do Lago”, que em Portugal vai ser dividido em duas partes e que vai ser
editado a 10 de julho deste ano, pela editora Saída de Emergência.
É um livro constituído por 6 contos que contam episódios da vida do Bruxo Geralt de Rivia. Episódios esses em que ele teve de enfrentar vários monstros e que (pelo menos até agora) saiu vitorioso.
Ser bruxo, basicamente, é matar monstros que ameaçam a vida
dos humanos em troco de dinheiro ou outro tipo de pagamento. O Bruxo conta-nos
que por vezes a sua profissão é confundida com a de um assassino contratado,
mas que existe uma grande diferença: o código dos bruxos. Isso guia-os de forma
a saberem quem devem matar por ser uma ameaça e não matar por ser um capricho
de outra pessoa.
É uma leitura agradável e acessível. Neste momento estou a
terminar o segundo volume e quero começar o mais depressa possível o terceiro,
pois é aí que começa a história de Geralt de Rivia.
Aproveito para deixar aqui uma curiosidade, que eu só
descobri depois de começar a ler e de aprofundar o meu conhecimento acerca do
autor e da sua bibliografia: os livros de que vos estou a falar foram traduzidos
para Português há relativamente poucos anos, mas já foram escritos, na sua maioria,
nos anos noventa e já foram traduzidos em mais de vinte línguas.
Sabiam?
Já leram esta saga? Qual é a vossa opinião?
Contem-me tudo e até ao próximo Pensamentos que Geram Gatafunhos =)






