7 de outubro de 2022

Será loucura?

 


Estranha é a forma como a Escrita chama por mim. 


Passam-se dias que não escrevo, principalmente porque o "pouco tempo" que tenho pode ser empregue em algo melhor do que escrever merd@s sem significado ou sem qualidade. Até o simples facto de fazer zapping na TV é uma melhor aposta do que deitar por palavras o que possivelmente seria uma boa ideia.


Outras vezes, simplesmente sinto que não tenho nada a escrever e aí sim, está tudo bem.



Depois existem momentos como este em que queria estar tranquilamente a ler e tenho esta inquietação no fundo do meu ser e na ponta dos meus dedos que não me deixa sossegar.

E não é como se eu pudesse escrever o que quero, ou seja, contornar esta vontade e escrever um resumo de leitura ou mais um capítulo do livro em que estou a trabalhar. 

Não...!

É esta vontade de esticar a linha do novelo que é o pensamento, alinhá-lo com a tinta azul sobre o papel, numa corrida contra o tempo.

Nada disto faz sentido, por vezes sinto que a loucura me espera no último ponto final, mas quando lá chego sinto apenas o poder da concretização.


Eu bem te disse que tinhas de ir buscar o raio da caneta, digo.

Ainda bem que fui, respondo.

8 de setembro de 2022

Opinião Literária: O Curador, de M. W. Craven


Boas maltinha,

Para hoje o terceiro livro da série Washigton Poe.

Confesso que depois de ler toda a série do Sebastian Bergman - até ao volume 7 - não estava à espera de me apaixonar por outra equipa de investigação. Ou, pelo menos, não tão cedo.


As aventuras do Poe e da Tilly são fantásticas e a equipa que formam, apesar das diferenças entre si, é excecional. A relação entre eles é tão forte que eles conseguem depositar total confiança um no outro e superar os seus medos mais profundos.



Neste livro encontramos mais um crime dificílimo de resolver onde mais uma uma vez nos deparamos que há pequenos detalhes que fazem toda a diferença.
E ainda, quando achamos que tudo está encaminhado e que só falta encontrar o criminoso... bem, há coisas que acontecem!

Já vi que existem mais dois para ler, agora é só aguardar a bela da tradução para português e mergulhar novamente neste fantástico mundo.

"Infelizmente, há segredos que não admitem ser revelados."
E com esta me despeço, com as próprias palavras do autor.

19 de agosto de 2022

Opinião Literária: Durante a Queda Aprendi a Voar, de Raul Minh'Alma


Boas maltinha,

Mais um livro concluído e devo dizer que senti um misto de emoções. 

Em primeiro lugar devo dizer que este é o segundo livro que leio do autor,  embora tenha gostado mais do primeiro (Foi sem querer que te quis), este também me marcou. 

Notei que,  apesar da escrita permanecer semelhante em ambos os livros,  eu a senti de maneira diferente. Confesso que houve alguns pontos que não me deixaram tão satisfeita como outrora. No entanto,  isso não fez com que eu deixasse de apreciar a história.

Já sabem que eu não levanto o véu ao conteúdo da história, não conto pormenores sobre o que pode estar escondido nas páginas dos livros que leio, mas... Eu fiquei perplexa com a situação da Teresa e ainda, com o que aconteceu no farol - quando visitar um novamente vou recordar-me com toda a certeza do que aconteceu neste livro.

Um livro que nos ensina a amar e a aceitar,  que nos ensina a cuidar e a encaminhar. 

Todos neste livro precisavam (ou precisam) de ajuda e apenas alguns tinham consciência de que precisavam dela. É aqui que a introspeção faz toda a diferença e nos mostra o grau de importância que tem. 

Há muito a aprender e eu fico grata por ter aprendido mais um bocadinho. 

Quem mais já leu este livro,  ou outro que seja deste autor português? 

Beijos

12 de agosto de 2022

Opinião: Origem, de Dan Brown


Boas Maltinha,

E como não podia faltar: a bela foto da leitura de Verão que viajou até à praia e que se encheu de areia, quer para a leitura, quer para tirar a foto da praxe.

Este é o segundo livro que leio deste autor (o primeiro foi A Conspiração) e não podia ter ficado mais frustrada, triste e revoltada com o final. Uma jogada de mestre que a mim quase me fez "jogar" o livro pelo ar.

Atenção, atenção… 
Não quero com isto dizer que foi mau ou horrível. O final foi horrivelmente bom e imprevisível, ou pelo menos foi assim para mim. Simplesmente não queria que "aquilo" acontecesse.


Até me podem perguntar "aquilo o quê?" que eu vou responder "nada de spoilers, para saber há que ler =P".

Aprendo sempre imenso com este autor, tem uma cultura geral - e para além de geral - de meter inveja.
Apesar de considerar os livros enormes e ter de me "mentalizar" que vou passar um mês a ler aquele livro, não deixa de ser o tamanho certo para toda a informação que contém.

Li várias críticas sobre a repetitividade quanto às aventuras do Professor Langdon, confesso que ainda não cheguei aí. Este não é o primeiro livro dessa série, mas deu perfeitamente para acompanhar a história.

Este livro deixou uma porta aberta, tal como A Conspiração o fez, para uma próxima leitura deste autor. 

Beijos

15 de julho de 2022

Opinião: O Clube do Crime das Quintas-Feiras, de Richard Osman

 
Boas maltinha,

Enquanto pesquisava para vos escrever esta opinião encontrei algo muito engraçado: o Richard Osman e eu partilhamos algo... a data de nascimento, embora separados por 22 anos.

Para além de ser escritor, ele também é apresentador de televisão, comediante e produtor.

Este é o seu primeiro livro, um romance policial e é super engraçado. 



Primeiro porque, mesmo não conhecendo as personagens, só pelos diálogos dá para entender quem são os seniores representados. O autor conseguiu escrever as falas deles como se fosse da mesma idade.

Depois porque as suas intervenções são muito cómicas e por vezes atrapalhadas.


São um grupo de quatro idosos que têm como passatempo resolver crimes antigos. 

Quais as probabilidades de isto acontecer?

Só por aqui percebemos que não são muito tradicionais em pensamento. 

Depois existem dois homicídios e lá estão eles para ajudar na investigação. Ou devo dizer para atrapalhar? Pois é, para descobrirem têm mesmo de o ler.

  

Para além de divertido, está cheio de mistério e reviravoltas. Não ficamos só com a necessidade de saber quem cometeu os crimes, mas também com outras questões relacionadas com as personagens principais.

Há qualquer coisa de especial com todos eles, mas com uma em particular. Mesmo depois de terminar a leitura fiquei sem conseguir responder a uma pergunta:

"Como é que ela conseguiu descobrir tudo aquilo?"


Também eu tenho de continuar a ler (segundo livro da série) para encontrar a resposta que procuro.


Uma leitura simples, cativante e 

Beijos