5 de dezembro de 2021

Tudo por Amor, de Jodi Picoult


Boas Maltinha,


Hoje trago-vos um livro que uma colega minha me emprestou especificamente para um projeto que criei. Este projeto consiste, não só em leituras conjuntas tradicionais, mas também com algumas atividades diferentes. Neste caso fizemos uma espécie de livro surpresa, cada uma selecionou um livro que recomendaria e, com todas as sugestões, fizemos a distribuição das leituras. A mim calhou-me este. 


Confesso que dificilmente escolheria este livro de uma prateleira para o levar comigo, mas a verdade é que fiquei muito feliz por me ter “escolhido”. 


Desenganem-se os que acham que este livro é o típico romance em que nada de extraordinário acontece a não ser um maravilhoso beijo, no meio da rua, enquanto chove a potes. Este é um romance intenso, com uma história extremamente pesada, onde acontecem coisas que nos chocam. E chocam por dois motivos: chocam porque ninguém está à espera que seja aquilo que vai acontecer e chocam porque, nas mesmas condições, as decisões tomadas são as que todos gostariam de tomar. 


Este livro é bastante pormenorizado, e esse é o único motivo pelo qual não lhe dei uma avaliação de cinco estrelas, achei que com menos descrição e repetição teríamos a mesma intensidade. Assim, em algumas partes, tornou-se ligeiramente maçador. 


Tal como mo recomendaram, eu também o recomendo, mas atenção às pessoas mais sensíveis, são capazes de verter muitas lágrimas. 


Já alguém leu esta obra? 
Alguma recomendação de leitura para eu explorar?

 Beijos

21 de novembro de 2021

Felizmente Não Encontro a Resposta

O que é a Felicidade?



"Estado mental ou emocional de bem-estar caracterizado por emoções agradáveis", segundo a Wikipédia.

A felicidade é algo que está à disposição de todos, é uma matéria inesgotável e, apesar disso, difícil de encontrar. 
A felicidade por ser comparada, na minha opinião (sempre), a um Sem Forma*. Ela pode assumir a forma que atrai cada um de nós. E para cada um de nós, pode ainda, assumir várias formas e feitios.
Para mim, o Sem Forma pode transformar-se numa tarde de Inverno passada a atirar bolinhas entre mim e a miúda que me preenche o coração enquanto a ouço rir às gargalhadas, pode assumir uma tarde num passeio de mãos dadas com o meu marido, ou pode transfigurar-se num momento como este de reflexão, sozinha com os meus pensamentos. Pode aparecer em formato de livro, chocolate ou mergulho, mas acima de tudo, vem acompanhada, por momentos de diversão e sorrisos sinceros.

Existe, porém, a possibilidade de quanto mais a procuramos menos a encontramos. 
Porquê?
Ora aqui está uma pergunta que poderia tornar-se tão famosa e filosófica quanto a: "Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?". E tal como esta, poderíamos passar milénios a debatê-la e chegarmos ao fim exatamente como começamos: sem nenhuma resposta certa, ou sequer, unânime.
Se "olharmos" bem para esta temática e para a conclusão à qual chegámos, percebemos que a felicidade não é a única coisa na vida que se comporta desta forma perante a insistência do ser humano, na ânsia de controlar a vida.

Então eu pergunto:

Até que ponto devemos tentar controlar e planear?
Qual é a quantidade de "deixa andar" necessária e aceitável na nossa vida para que a felicidade seja plena?
Qual a receita para o sucesso naquilo que o ser humano não controla?

Felicidade também é isto, é não saber a resposta a nenhuma destas perguntas e ainda assim, sorrir para a vida. 

* Sem Forma - criatura fantástica do mundo Harry Potter, que não tem uma forma conhecida, apenas se transforma naquilo que o feiticeiro mais teme.

14 de novembro de 2021

Opinião: O Bibliotecário, de A. M. Dean

 


Boas tardes e leituras,,

Depois de terminada a leitura de mais um livro aqui vai um pensamento.

Primeiro que tudo, tenho a dizer que esta leitura vem agregada à minha mais recente aventura, a exploração de Bibliotecas, sendo esta a segunda escolha que trouxe para casa. Embora a primeira experiência não tenha corrido bem, decidi tentar novamente. Na primeira vez, escolhi um livro com o qual não me identifiquei, mas quando o fui devolver encarei este e não fui capaz de ignorar o seu "chamamento". E ainda bem bem que assim foi.


Um livro cheio de aventuras e mistérios que levam a personagem principal, Emily, a viajar pelo mundo fora à procura de pistas deixadas por um morto. Esta é uma demanda muito maior do que ela alguma vez imaginou e acaba por colocar em perigo, não apenas a si própria como àqueles que lhe são mais próximos.


É um livro de ficção, mas que nos leva pelos anais da história, respeitando e sendo fiel aos acontecimentos verídicos que envolvem as várias áreas.

Este livro foi comparado com os livros de Dan Brown e, sendo que eu também já iniciei as minhas leituras desse autor com o livro "A Conspiração", não podia estar mais de acordo.


Recomendo vivamente, tanto a leitura deste livro, como a utilização das Bibliotecas que temos ao nosso dispôr. Nada como um passeio em silêncio entre estantes para nos perdermos num mundo que tanto é nosso como foi de tantos outros leitores.


Beijos

17 de outubro de 2021

O Homem das Castanhas, de Søren Sveistrup

Boas pessoal, 

Esta foi a minha primeira leitura de Outono deste ano, e claro, não podia vir mais a calhar. 

Um livro intenso e misterioso, onde podemos ligar o passado e o presente com apenas um evento traumático. Não quero dizer mais do que posso sem vos influenciar caso pretendam ler este livro, mas é impressionante como algo que nos aconteceu na infância possa ditar o nosso futuro enquanto adultos.

Este livro é focado nos homicídios realizados à mão do "Homem das Castanhas" e na sua resolução. Mostra também a possibilidade do mesmo estar ligado a um desaparecimento de uma crianças. Será que realmente as duas situações estão ligadas? 

Será o assassino quem nós pensamos? 
Qual será o motivo dele por trás de tantas mortes?

Não se fiquem apenas por ler esta opinião e mergulhem de cabeça desta obra viciante.

BTW... e se gostarem de séries, também recomendo que vejam a que estreou à pouco tempo baseada neste livro, e adivinhem? Até tem o mesmo nome. =)

Beijos


13 de março de 2021

Haatchi & Little B, de Wendy Holden


Olá maltinha,

Hoje trago-vos um livro que foge radicalmente ao meu estilo/gosto de leitura.

Um livro que conta uma história verídica sobre um menino (Owen) e o seu cão (Haatchi), um Pastor-da-Anatólia. Ambos têm um problema físico, enquanto Owen tem hipertrofia muscular, Haatchi foi atropelado por um comboio e daí resultou a amputação de uma das patas traseiras e de grande parte da cauda.

A história começa com o abandono do Haatchi pelo seu antigo dono e com o nascimento de Owen. Daí em diante descreve tudo por que Haatchi, Owen e a sua família passaram até se encontrarem. 
Mesmo depois de Haatchi se juntar à família de Owen, ainda existiram alguns problemas, mas também começaram a acontecer muitas coisas boas.

Uma história inspiradora que nos mostra que, mesmo quando as hipóteses de sucesso são ínfimas, se lutarmos contra todos os obstáculos, as probabilidades de vencer aumentam visivelmente.

Fiquei apaixonada por esta dupla de amigos!

Sabiam que os podem seguir no Facebook? Podem encontrar a referência a essa página no livro.

Despeço-me de vocês com um pensamento mais profundo do que o habitual: 

Que todas as crianças neste mundo tenham o apoio e a dedicação de uma família como a do Owen e que todos os animais encontrem uma família como a que acolheu o Haatchi.

Beijos