28 de junho de 2022

Opinião: Shore Desvendado, de M. G. Ferrey

 
Boas Maltinha =)


Fiquei tãoooo entusiasmada com a Leitura de "Aquorea - Inspira"  que não descansei enquanto não adquiri e li este livro.

Este é, nada mais nada menos, a mesma história que li anteriormente, mas da perspetiva da personagem masculina Kai Shore.




O que achei? 

Primeiro: não fui ao engodo de ser o segundo volume da saga e isso só me ajudou a não ficar desanimada ou desiludida, como muitos ficaram.

Segundo: apesar de ser uma repetição da história, não deve deixar de ser lido, pois aparecem justificações para os acontecimentos que não são expostas no "Aquorea - Inspira" e que talvez não sejam explicadas no segundo volume da saga.

Terceiro: fiquei surpreendida (novamente) com algumas personagens. No primeiro volume com as suas ações e neste, ao descobrir as suas motivações.

Quarto: e por último, apesar de já saber como "terminava" a história não deixei de ficar, outra vez, comovida com o final e com a promessa.


No fundo é isto, gostei imenso da história. Tem potencial para muito mais. 

Espero estar a ver crescer a "J. K. Rowling" portuguesa, pois acho que tem capacidades para isso.


Beijos

14 de junho de 2022

Opinião: Aquorea - Inspira, de M. G. Ferrey

 
Boas Maltinha,


Não é a primeira vez que trago uma leitura conjunta, mas é a primeira que vos trago uma que partilhei com o grupo da Analita Alves dos Santos e com o David Roque, pelo Clube de Leitura "Encontros Literários O Prazer da Escrita". e devo dizer que estou bastante satisfeita.


É a primeira vez que leio fantasia escrita por um autor português, neste caso especifico: autora.

Logo pela sinopse e pela capa (claro) ficamos com a curiosidade aguçada.

Deparamo-nos com um mundo novo, dentro do nosso, junto ao centro da Terra. A única maneira de lá chegar é através da água e apenas se ela assim o entender. Temos novas formas de vida, novas fauna e flora, temos novos "sóis". Continuamos a ter inimigos e pessoas que colocam as suas necessidades acima das da sociedade.

Onde já teremos visto isto?

Apesar de tudo o que acontece na história, não posso deixar de admirar a Arabela, pois mesmo estando dividida entre dois mundos tenta ao máximo tirar proveito e aprender com o que lhe foi imposto. Apesar da tenra idade e enfrentando a adolescência, enfrenta também os problemas de Aquorea, onde a sua intervenção pode ser uma bênção ou uma tragédia.


Simplesmente adorei.

Uma escrita simples, de ação rápida. 

Personagens diversificados e com uma personalidade marcante e bem definida.

Uma boa estrutura e um novo mundo cheio de relíquias.

Achei muito interessante a ligação especial que existe entre a Ara e o Kai.

Será que existem mais habitantes com esse "poder"?


E vocês, já leram este livro/ inicio de saga?

O que acharam?


Beijos

28 de maio de 2022

Opinião: The Shining, de Stephen King


Boas Maltinha,


Começo por dizer que este livro é potente.


Já não consigo olhar para sebes da mesma forma. Já não consigo ver aquele arbusto verdinho com formato de qualquer coisa sem pensar "será que também se vai mexer"?


Stephen King é um grande escritor, tanto em qualidade como em quantidade. Tem um número elevado de livros publicados, mas este é apenas o segundo que leio dele.
 




Esta história (de terror) acompanha uma família em mudança. Mudança de trabalho do pai que faz com que todos se vão hospedar num hotel, durante o inverno e que, após a queda das primeiras neves, ficam isolados naquela montanha.
Tudo indica que vai correr mal, ainda assim a família, precisando de dinheiro, arrisca. 


É uma leitura que só deve ser feira à noite pelos mais corajosos. Para mim, que sou muito mariquinhas com estas coisas, houve noites que senti medo, então a maior parte da leitura foi feita com a luz do dia.


O único ponto negativo que tenho a apontar é que o livro é muito grande. São 600 páginas (livro de bolso) carregadas de informação, algumas vezes repetida. Acredito que o autor nos queira mostrar o quão assustador é, o quanto as personagens adultas lutam para não acreditar em coisas que "não existem" e que queira apanhar-nos desprevenidos num novo assalto. Funciona perfeitamente, o problema reside nas outras vezes todas em que nada acontece.


De todas as formas, gostei muito do livro e só o avaliei em 4 ⭐ estrelas devido ao seu tamanho.

E vocês, o que recomendam deste autor para futura leitura?




20 de março de 2022

Desaparecidos, de Caroline Eriksson

 

Olá, Olá


O livro que vos trago hoje foi o primeiro que li este ano e, infelizmente, não superou nem mesmo igualou a expetativa que tinha para ele.

Já o tenho desde 2017 e já o tinha iniciado antes. Acabei por desistir logo nos primeiros capítulos, mas achei que seria por falta de predisposição a minha, uma vez que a crítica sobre ele era tão boa e a sinopse tão promissora.

Este ano voltei a tentar, e o pensamento foi: ou vai ou racha. Rachou, mas apesar disso levei a leitura até ao fim.

Há várias coisas neste livro que me desiludiram, mas não deixei de me surpreender com alguns toques.

Fiquei desiludida por todas as personagens femininas terem o mesmo estereotipo: vítimas de maus-tratos, com um passado traumatizante e com tendência para tolerar homens abusivos e manipuladores, até não os aguentarem mais. Felizmente algumas delas conseguiram reunir forças e coragem para combaterem, à sua maneira, estes homens e eliminarem o futuro miserável que as aguardava.

O facto de existir uma segunda ou terceira história - não sei bem - que não melhorou em nada a história principal também não ajudou minimamente. No entanto, a revelação do passado da Greta, a personagem principal, tem um efeito bastante positivo, uma vez que nos explica os motivos pelos quais a personagem se comporta de tal maneira.

Uma vez que esta história trata principalmente o desaparecimento de duas personagens - 
Alex e Sm
illa -  que, à partida, não são quem a Greta diz que são, fiquei surpreendida com a vida que a autora escolheu para eles. Não esperava de todo a reviravolta sentida, foi sem dúvida alguma o ponto  mais alto do livro.

Ainda assim, considero que a autora tem uma escrita leve e simples e isso favoreceu o livro, o facto de os capítulos serem pequenos fez com que o leitor se motivasse a ler só mais um pouco. De outra forma suspeito que não teria terminado o livro.


Como avaliação final dei-lhe um 3 estrelas em 5. apesar de achar que um 2,7 fosse mais apropriado. por arredondamento deu uma nota positiva.


Mais alguém leu este livro? Qual é a vossa opinião?


Boas leituras =)

5 de dezembro de 2021

Tudo por Amor, de Jodi Picoult


Boas Maltinha,


Hoje trago-vos um livro que uma colega minha me emprestou especificamente para um projeto que criei. Este projeto consiste, não só em leituras conjuntas tradicionais, mas também com algumas atividades diferentes. Neste caso fizemos uma espécie de livro surpresa, cada uma selecionou um livro que recomendaria e, com todas as sugestões, fizemos a distribuição das leituras. A mim calhou-me este. 


Confesso que dificilmente escolheria este livro de uma prateleira para o levar comigo, mas a verdade é que fiquei muito feliz por me ter “escolhido”. 


Desenganem-se os que acham que este livro é o típico romance em que nada de extraordinário acontece a não ser um maravilhoso beijo, no meio da rua, enquanto chove a potes. Este é um romance intenso, com uma história extremamente pesada, onde acontecem coisas que nos chocam. E chocam por dois motivos: chocam porque ninguém está à espera que seja aquilo que vai acontecer e chocam porque, nas mesmas condições, as decisões tomadas são as que todos gostariam de tomar. 


Este livro é bastante pormenorizado, e esse é o único motivo pelo qual não lhe dei uma avaliação de cinco estrelas, achei que com menos descrição e repetição teríamos a mesma intensidade. Assim, em algumas partes, tornou-se ligeiramente maçador. 


Tal como mo recomendaram, eu também o recomendo, mas atenção às pessoas mais sensíveis, são capazes de verter muitas lágrimas. 


Já alguém leu esta obra? 
Alguma recomendação de leitura para eu explorar?

 Beijos