28 de maio de 2022

Opinião: The Shining, de Stephen King


Boas Maltinha,


Começo por dizer que este livro é potente.


Já não consigo olhar para sebes da mesma forma. Já não consigo ver aquele arbusto verdinho com formato de qualquer coisa sem pensar "será que também se vai mexer"?


Stephen King é um grande escritor, tanto em qualidade como em quantidade. Tem um número elevado de livros publicados, mas este é apenas o segundo que leio dele.
 




Esta história (de terror) acompanha uma família em mudança. Mudança de trabalho do pai que faz com que todos se vão hospedar num hotel, durante o inverno e que, após a queda das primeiras neves, ficam isolados naquela montanha.
Tudo indica que vai correr mal, ainda assim a família, precisando de dinheiro, arrisca. 


É uma leitura que só deve ser feira à noite pelos mais corajosos. Para mim, que sou muito mariquinhas com estas coisas, houve noites que senti medo, então a maior parte da leitura foi feita com a luz do dia.


O único ponto negativo que tenho a apontar é que o livro é muito grande. São 600 páginas (livro de bolso) carregadas de informação, algumas vezes repetida. Acredito que o autor nos queira mostrar o quão assustador é, o quanto as personagens adultas lutam para não acreditar em coisas que "não existem" e que queira apanhar-nos desprevenidos num novo assalto. Funciona perfeitamente, o problema reside nas outras vezes todas em que nada acontece.


De todas as formas, gostei muito do livro e só o avaliei em 4 ⭐ estrelas devido ao seu tamanho.

E vocês, o que recomendam deste autor para futura leitura?




20 de março de 2022

Desaparecidos, de Caroline Eriksson

 

Olá, Olá


O livro que vos trago hoje foi o primeiro que li este ano e, infelizmente, não superou nem mesmo igualou a expetativa que tinha para ele.

Já o tenho desde 2017 e já o tinha iniciado antes. Acabei por desistir logo nos primeiros capítulos, mas achei que seria por falta de predisposição a minha, uma vez que a crítica sobre ele era tão boa e a sinopse tão promissora.

Este ano voltei a tentar, e o pensamento foi: ou vai ou racha. Rachou, mas apesar disso levei a leitura até ao fim.

Há várias coisas neste livro que me desiludiram, mas não deixei de me surpreender com alguns toques.

Fiquei desiludida por todas as personagens femininas terem o mesmo estereotipo: vítimas de maus-tratos, com um passado traumatizante e com tendência para tolerar homens abusivos e manipuladores, até não os aguentarem mais. Felizmente algumas delas conseguiram reunir forças e coragem para combaterem, à sua maneira, estes homens e eliminarem o futuro miserável que as aguardava.

O facto de existir uma segunda ou terceira história - não sei bem - que não melhorou em nada a história principal também não ajudou minimamente. No entanto, a revelação do passado da Greta, a personagem principal, tem um efeito bastante positivo, uma vez que nos explica os motivos pelos quais a personagem se comporta de tal maneira.

Uma vez que esta história trata principalmente o desaparecimento de duas personagens - 
Alex e Sm
illa -  que, à partida, não são quem a Greta diz que são, fiquei surpreendida com a vida que a autora escolheu para eles. Não esperava de todo a reviravolta sentida, foi sem dúvida alguma o ponto  mais alto do livro.

Ainda assim, considero que a autora tem uma escrita leve e simples e isso favoreceu o livro, o facto de os capítulos serem pequenos fez com que o leitor se motivasse a ler só mais um pouco. De outra forma suspeito que não teria terminado o livro.


Como avaliação final dei-lhe um 3 estrelas em 5. apesar de achar que um 2,7 fosse mais apropriado. por arredondamento deu uma nota positiva.


Mais alguém leu este livro? Qual é a vossa opinião?


Boas leituras =)

5 de dezembro de 2021

Tudo por Amor, de Jodi Picoult


Boas Maltinha,


Hoje trago-vos um livro que uma colega minha me emprestou especificamente para um projeto que criei. Este projeto consiste, não só em leituras conjuntas tradicionais, mas também com algumas atividades diferentes. Neste caso fizemos uma espécie de livro surpresa, cada uma selecionou um livro que recomendaria e, com todas as sugestões, fizemos a distribuição das leituras. A mim calhou-me este. 


Confesso que dificilmente escolheria este livro de uma prateleira para o levar comigo, mas a verdade é que fiquei muito feliz por me ter “escolhido”. 


Desenganem-se os que acham que este livro é o típico romance em que nada de extraordinário acontece a não ser um maravilhoso beijo, no meio da rua, enquanto chove a potes. Este é um romance intenso, com uma história extremamente pesada, onde acontecem coisas que nos chocam. E chocam por dois motivos: chocam porque ninguém está à espera que seja aquilo que vai acontecer e chocam porque, nas mesmas condições, as decisões tomadas são as que todos gostariam de tomar. 


Este livro é bastante pormenorizado, e esse é o único motivo pelo qual não lhe dei uma avaliação de cinco estrelas, achei que com menos descrição e repetição teríamos a mesma intensidade. Assim, em algumas partes, tornou-se ligeiramente maçador. 


Tal como mo recomendaram, eu também o recomendo, mas atenção às pessoas mais sensíveis, são capazes de verter muitas lágrimas. 


Já alguém leu esta obra? 
Alguma recomendação de leitura para eu explorar?

 Beijos

21 de novembro de 2021

Felizmente Não Encontro a Resposta

O que é a Felicidade?



"Estado mental ou emocional de bem-estar caracterizado por emoções agradáveis", segundo a Wikipédia.

A felicidade é algo que está à disposição de todos, é uma matéria inesgotável e, apesar disso, difícil de encontrar. 
A felicidade por ser comparada, na minha opinião (sempre), a um Sem Forma*. Ela pode assumir a forma que atrai cada um de nós. E para cada um de nós, pode ainda, assumir várias formas e feitios.
Para mim, o Sem Forma pode transformar-se numa tarde de Inverno passada a atirar bolinhas entre mim e a miúda que me preenche o coração enquanto a ouço rir às gargalhadas, pode assumir uma tarde num passeio de mãos dadas com o meu marido, ou pode transfigurar-se num momento como este de reflexão, sozinha com os meus pensamentos. Pode aparecer em formato de livro, chocolate ou mergulho, mas acima de tudo, vem acompanhada, por momentos de diversão e sorrisos sinceros.

Existe, porém, a possibilidade de quanto mais a procuramos menos a encontramos. 
Porquê?
Ora aqui está uma pergunta que poderia tornar-se tão famosa e filosófica quanto a: "Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?". E tal como esta, poderíamos passar milénios a debatê-la e chegarmos ao fim exatamente como começamos: sem nenhuma resposta certa, ou sequer, unânime.
Se "olharmos" bem para esta temática e para a conclusão à qual chegámos, percebemos que a felicidade não é a única coisa na vida que se comporta desta forma perante a insistência do ser humano, na ânsia de controlar a vida.

Então eu pergunto:

Até que ponto devemos tentar controlar e planear?
Qual é a quantidade de "deixa andar" necessária e aceitável na nossa vida para que a felicidade seja plena?
Qual a receita para o sucesso naquilo que o ser humano não controla?

Felicidade também é isto, é não saber a resposta a nenhuma destas perguntas e ainda assim, sorrir para a vida. 

* Sem Forma - criatura fantástica do mundo Harry Potter, que não tem uma forma conhecida, apenas se transforma naquilo que o feiticeiro mais teme.

14 de novembro de 2021

Opinião: O Bibliotecário, de A. M. Dean

 


Boas tardes e leituras,,

Depois de terminada a leitura de mais um livro aqui vai um pensamento.

Primeiro que tudo, tenho a dizer que esta leitura vem agregada à minha mais recente aventura, a exploração de Bibliotecas, sendo esta a segunda escolha que trouxe para casa. Embora a primeira experiência não tenha corrido bem, decidi tentar novamente. Na primeira vez, escolhi um livro com o qual não me identifiquei, mas quando o fui devolver encarei este e não fui capaz de ignorar o seu "chamamento". E ainda bem bem que assim foi.


Um livro cheio de aventuras e mistérios que levam a personagem principal, Emily, a viajar pelo mundo fora à procura de pistas deixadas por um morto. Esta é uma demanda muito maior do que ela alguma vez imaginou e acaba por colocar em perigo, não apenas a si própria como àqueles que lhe são mais próximos.


É um livro de ficção, mas que nos leva pelos anais da história, respeitando e sendo fiel aos acontecimentos verídicos que envolvem as várias áreas.

Este livro foi comparado com os livros de Dan Brown e, sendo que eu também já iniciei as minhas leituras desse autor com o livro "A Conspiração", não podia estar mais de acordo.


Recomendo vivamente, tanto a leitura deste livro, como a utilização das Bibliotecas que temos ao nosso dispôr. Nada como um passeio em silêncio entre estantes para nos perdermos num mundo que tanto é nosso como foi de tantos outros leitores.


Beijos