28 de maio de 2022
Opinião: The Shining, de Stephen King
20 de março de 2022
Desaparecidos, de Caroline Eriksson
O livro que vos trago hoje foi o primeiro que li este ano e, infelizmente, não superou nem mesmo igualou a expetativa que tinha para ele.
Já o tenho desde 2017 e já o tinha iniciado antes. Acabei por desistir logo nos primeiros capítulos, mas achei que seria por falta de predisposição a minha, uma vez que a crítica sobre ele era tão boa e a sinopse tão promissora.
Este ano voltei a tentar, e o pensamento foi: ou vai ou racha. Rachou, mas apesar disso levei a leitura até ao fim.
Há várias coisas neste livro que me desiludiram, mas não deixei de me surpreender com alguns toques.
Fiquei desiludida por todas as personagens femininas terem o mesmo estereotipo: vítimas de maus-tratos, com um passado traumatizante e com tendência para tolerar homens abusivos e manipuladores, até não os aguentarem mais. Felizmente algumas delas conseguiram reunir forças e coragem para combaterem, à sua maneira, estes homens e eliminarem o futuro miserável que as aguardava.
O facto de existir uma segunda ou terceira história - não sei bem - que não melhorou em nada a história principal também não ajudou minimamente. No entanto, a revelação do passado da Greta, a personagem principal, tem um efeito bastante positivo, uma vez que nos explica os motivos pelos quais a personagem se comporta de tal maneira.
Uma vez que esta história trata principalmente o desaparecimento de duas personagens -
Alex e Smilla - que, à partida, não são quem a Greta diz que são, fiquei surpreendida com a vida que a autora escolheu para eles. Não esperava de todo a reviravolta sentida, foi sem dúvida alguma o ponto mais alto do livro.
Ainda assim, considero que a autora tem uma escrita leve e simples e isso favoreceu o livro, o facto de os capítulos serem pequenos fez com que o leitor se motivasse a ler só mais um pouco. De outra forma suspeito que não teria terminado o livro.
Como avaliação final dei-lhe um 3 estrelas em 5. apesar de achar que um 2,7 fosse mais apropriado. por arredondamento deu uma nota positiva.
Mais alguém leu este livro? Qual é a vossa opinião?
Boas leituras =)
5 de dezembro de 2021
Tudo por Amor, de Jodi Picoult
Boas Maltinha,
Confesso que dificilmente escolheria este livro de uma prateleira para o levar comigo, mas a verdade é que fiquei muito feliz por me ter “escolhido”.
21 de novembro de 2021
Felizmente Não Encontro a Resposta
O que é a Felicidade?
14 de novembro de 2021
Opinião: O Bibliotecário, de A. M. Dean
Boas tardes e leituras,,
Depois de terminada a leitura de mais um livro aqui vai um pensamento.
Primeiro que tudo, tenho a dizer que esta leitura vem agregada à minha mais recente aventura, a exploração de Bibliotecas, sendo esta a segunda escolha que trouxe para casa. Embora a primeira experiência não tenha corrido bem, decidi tentar novamente. Na primeira vez, escolhi um livro com o qual não me identifiquei, mas quando o fui devolver encarei este e não fui capaz de ignorar o seu "chamamento". E ainda bem bem que assim foi.
Um livro cheio de aventuras e mistérios que levam a personagem principal, Emily, a viajar pelo mundo fora à procura de pistas deixadas por um morto. Esta é uma demanda muito maior do que ela alguma vez imaginou e acaba por colocar em perigo, não apenas a si própria como àqueles que lhe são mais próximos.
É um livro de ficção, mas que nos leva pelos anais da história, respeitando e sendo fiel aos acontecimentos verídicos que envolvem as várias áreas.
Este livro foi comparado com os livros de Dan Brown e, sendo que eu também já iniciei as minhas leituras desse autor com o livro "A Conspiração", não podia estar mais de acordo.
Recomendo vivamente, tanto a leitura deste livro, como a utilização das Bibliotecas que temos ao nosso dispôr. Nada como um passeio em silêncio entre estantes para nos perdermos num mundo que tanto é nosso como foi de tantos outros leitores.
Beijos
